
Conjuntura Econômica
Conheça os trabalhos dos membros do IIE sobre o tema Conjuntura Econômica
O Brasil pode Mais - por Francisco Prisco Neto (mês de junho/2025)
No artigo especial que celebra os 4 anos da Bula Econômica, Francisco Prisco Neto reflete sobre o imenso potencial do Brasil e a necessidade urgente de uma agenda que destrave o crescimento, com foco nos setores estratégicos como agronegócio, energia e mineração. Um convite à ação para que Estado, mercado e sociedade deixem a passividade e construam juntos um futuro à altura do país. Clique no botão abaixo para ler na íntegra.
Nível de Atividade: Expansão da Economia com Desaceleração no Mercado Formal de Trabalho - por Vera Martins da Silva na FIPE (mês de junho/2025)
Neste artigo da Fipe, Vera revela que a economia brasileira teve um desempenho expressivo no início de 2025, com o PIB crescendo 1,4% no primeiro trimestre em comparação ao final de 2024, e 3,5% na comparação quadrimestral. A análise destaca a expansão das atividades econômicas, impulsionada principalmente pelo setor de Serviços, que se consolida como o motor da economia brasileira. No entanto, o mercado formal de trabalho, apesar de um bom desempenho, mostra sinais de desaceleração. Para entender melhor os detalhes sobre o nível de atividade, investimento, consumo e o cenário do mercado de trabalho formal no Brasil. Clique no botão abaixo e leia o artigo completo.
"Além da Selic: Limites e Desafios da Política Monetária no Controle da Inflação no Brasil” por Cláudio Gonçalves dos Santos e Sérgio Volk (mês de junho/2025)
O artigo discute as limitações do uso da taxa Selic como principal instrumento de combate à inflação. Embora a elevação dos juros seja eficaz para conter a demanda agregada, sua capacidade é reduzida diante de choques de oferta, rigidez estrutural de preços, inflação importada e preços administrados. Além disso, juros altos encarecem o crédito, desestimulam o crescimento econômico e aumentam o custo da dívida pública. Os autores defendem que a política monetária brasileira deve superar o automatismo da Selic e ser combinada com políticas fiscais responsáveis, reformas estruturais e medidas que aumentem a concorrência e a produtividade, construindo um novo pacto de estabilidade que favoreça crescimento sustentável com controle de preços. Clique no botão abaixo e leia o artigo completo.
Nota de conjuntura sobre mercado de trabalho por Vera Martins da Silva na FIPE (mês de maio/2025)
Leia abaixo a nota de conjuntura elaborada pela economista.
Artigo da economista Vera Martins da Silva na FIPE (mês de março/2025)
O artigo trata em profundidade os aspectos recentes das finanças públicas, da política monetária, do setor externo, da agricultura, da atividade econômica, do emprego e comenta a evolução dos índices elaborados pela Fipe.
Vera Martins da Silva apresenta o desempenho da economia brasileira, destacando o crescimento do PIB, impulsionado pelo aumento do valor adicionado e da arrecadação tributária, com sinais de desaceleração, tais como a redução na criação de empregos formais.