
Governança
Conheça mais sobre os participantes do IIE e suas credenciais e trabalhos
Conselho Consultivo

Synésio Batista da Costa
Presidente do Conselho
Economista e empresário industrial - exerce atividades de representação e articulação empresarial, políticas, técnicas e gestão operacionais em associações nacionais da indústria, organismos e instituições empresariais, no Brasil e exterior. 47 anos de atuação como fundador, presidente, conselheiro ou diretor em associações empresariais da indústria, tais como as posições que exerce atualmente na ABRINQ; FUNDAÇÃO ABRINQ; CNI; SINDIBRINQUEDOS; ABEMÚSICA; IQB; SIAPAPECO; ARTEFATOS; ABRAPUR; ABRACI; ABRAC; IBA; FIESP; ICTI; ICF – ICTI Care Foundation; ABNT; HOSPITAL DO SEPACO; MUDES; NAMM; CNI; FNCP e como acionista da Goialli - Goiás Alimentos S/A. Anteriormente, exerceu atuações congêneres na ABIÓPTICA; FUNDAÇÃO ABIÓTICA; ABRAFLEX; SINDIMÚSICA; I – MÚSICA; CDES; ABECEX; ANAP; SGS ICS; ANFAVEA; ABIFA.
Nas entidades representativas dos Economistas, foi Presidente e do COFECON e do CORECON-SP, e também Vice-Presidente da OEB – Ordem dos Economistas do Brasil. Na sua gestão como Presidente do CORECON-SP, planejou e coordenou relevantes Missões Internacionais de Economistas para estabelecimento de intercâmbios de cooperação acadêmica, técnica e profissional junto a instituições governamentais, privadas e acadêmicas dos EUA, Reino Unido, Bélgica, Índia e China.

Afonso Arthur Neves Baptista
Foi diretor presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, juiz do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, assessor técnico de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo e teve uma importante participação em Conselhos Fiscais, como representante da secretaria da Fazenda, de instituições como Banespa, CMTC, Prodesp, Cetesb, Ceagesp e outros órgãos. Atualmente é Diretor Presidente da empresa The Best Consultoria Empresarial LTDA.
Graduado em Economia pela FMU (Faculdade de Ciências Econômicas Contábeis e Administração de Empresas das Faculdades Metropolitanas Unidas), é também contabilista e agropecuarista. Por seu legado nas funções públicas que ocupou, recebeu o Título de Cidadão Paulistano em uma Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

Almir Ferreira de Sousa
Economista pela Faculdade de Economia Finanças e Administração de São Paulo; Pós-graduado em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Mestre, Doutor e Livre-Docente em Administração (Finanças); Professor Associado pela Universidade de São Paulo.
Atua em Finanças Corporativas: Avaliação de Empresas, Avaliação de Investimentos, Planejamento e Controle Financeiro, Gestão do Capital de Giro, Gestão de Pequenas e Médias Empresas; Coordenador do ProCED – Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da FIA Business School; Membro do Conselho Curador da FIA Business School; Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Fundações e Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.

Cláudio Gonçalves dos Santos
Economista (PUC/SP) com MBA em Finanças de Empresas (IBMEC/SP, atual INSPER) e Mestre em Administração Financeira (PUC/SP). Especialista em Fusões e Aquisições (FGV/SP). Complementou sua formação com cursos de especialização em Toronto e Londres. Executivo com mais de 25 anos de experiência em operações no mercado financeiro. Atua com Assessoria Financeira em processos reestruturação de empresas, Fusões e Aquisições (M&A). Foi executivo do Banco Mercantil de São Paulo S.A. É Diretor da Planning Corporate Finance & Advisory. Conselheiro de Administração com registro no IBGC. Administrador de Carteira de Valores Mobiliários com Registro na CVM. Membro da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). Foi Conselheiro da APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo e Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.

Fernanda Della Rosa
Economista pela Universidade São Judas Tadeu, Pós Graduada em Adm. Empresas pela FAAP. Intensivo de Marketing de Varejo pela ESPM.
Sócia da “Della Rosa Consultores Associados”.
Conselheira do CORECON SP e Coordenadora da Comissão da Mulher Economista.
Consultora Empresarial com foco em Gestão Empresarial e Remuneração Estratégica.
Instrutora, Escritora e Palestrante. É Educadora Financeira e Perita Econômico-Financeira.
Autora do Livro: “PLR – Participação nos Lucros ou Resultados. A Grande Vantagem Competitiva”
Trabalhou na área Financeira e de Planejamento Estratégico do Grupo Ultra por 11 anos.
Trabalhou na Fecomercio SP por 25 anos tendo assumido cargos de Gerente da Assessoria Econômica e Diretora do Departamento de Economia.

Geraldo Cesar Almeida
Graduado em Economia e Direito pela USP, Pós-Graduado (Stricto Sensu) pela FGV/SP em Administração e Planejamento Urbano, atuou no setor público como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município de Sorocaba, Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Diretor Executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba, e atualmente é Assessor de Gabinete da Câmara Municipal de Sorocaba. Na área acadêmica, foi professor e/ou diretor da Universidade de Sorocaba, Faculdade de Engenharia de Sorocaba, ESAMC. Instituto Superior em Gestão Empresarial, Instituto de Educação, Ciências e Letras, entre outros. Empreendeu na área educacional como sócio-administrador da Sociedade Educacional V. C. Almeida Ltda, da G&A Participações Ltda. E Meridional Escritório Imobiliário. Foi Delegado Regional do CORECON-SP e Conselheiro da Ordem dos Economistas do Brasil, e possui Certificação ANCOR como Agente Autônomo de Investimentos.

Gil Marcos Clarindo dos Santos
Conselheiro Efetivo do CORECON-SP, Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de SP, Presidente do Instituto UAB e Vogal Suplente na Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP. Foi Superintendente da COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação e Conselheiro do CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais e Universitários.
Economista pela UMC, com pós-graduação em Gerenciamento Financeiro pela FAAP, atua como Perito Judicial, Extrajudicial e Assistente Técnico junto à Procuradoria Geral do Estado – PGE e, em sua experiência profissional de mais de 30 anos no setor privado, em renomadas empresas e instituições financeiras, foi executivo de Finanças, Planejamento, Controladoria, Auditoria Interna, Análise e Elaboração de Projetos.

Junia Rodrigues de Alencar
Doutora em Economia e Empresa pela Universidade de Córdoba, Espanha, mestrado em Administração de Empresas Rurais pela Universidade Federal de Lavras-MG e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre. Possui especialização em Economia Rural; em Desenvolvimento Regional e em Educação Ambiental. Foi pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, por mais de 30 anos, nas áreas de avaliação de impactos econômicos, sociais e ambientais de tecnologias agropecuárias, estudos de conjuntura do agronegócio, cenários da agricultura brasileira, cadeias produtivas, biocombustível, políticas públicas e outros, com publicações técnico-científicas em revistas nacional e internacional. Foi a primeira mulher a chefiar um Centro de Pesquisa da Embrapa, além de assessorar à presidência e a diretoria da Empresa. Como representante da Embrapa fez parte de vários conselhos, entre eles, membro da Comissão de Gênero e Diversidade, no Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Foi, também, assessora pedagógica, coordenadora de monografia e professora no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Brasília - UCB, por 7 anos. Esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para coordenar e implantar o Projeto Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio na Amazônia Legal. Além disso, foi conselheira do Corecon DF e do Corecon Acre.

Luís Paulo Rosenberg
Economista e consultor, com carreira destacada nas áreas acadêmicas, empresarial e na atividade pública. Bacharel em economia pela USP, Mestre e PHD em economia pela Vanderbilt University, atuou como assessor do ministro Delfim Neto, responsável pelos setores de Ciência, Tecnologia e Investimentos em Energia. Foi membro da equipe de negociação com o FMI. Foi professor de renomadas universidades, como a Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Brasília e ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Atuou também em diversas mídias, como comentarista econômico da Folha de S.Paulo, Rádios Jovem Pan, Eldorado e Bandeirantes e da revistas MercadoComum e Carta Capital. Teve diversos trabalhos produzidos e apresentados em fóruns nacionais e internacionais. No universo corporativo, foi Membro do Conselho de Administração da Cia. Suzano, Nestlé e Banco BBVA.

Luiz Alberto de Souza Aranha Machado
Economista formado pela Universidade Mackenzie, com especialização em Desenvolvimento Latino-Americano pela Boston University. Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Foi professor e diretor da Faculdade de Economia da FAAP e presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo e do Conselho Federal de Economia.
É sócio-diretor da Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas e assessor econômico da Fundação Espaço Democrático, Conselheiro da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial. Profícuo articulista em diversas publicações e frequente entrevistado de noticiários televisivos, é autor do capítulo sobre o Brasil do livro “Latin American Business Cultures” (Chicago, IL: Prentice Hall, 2005), e dos livros “Como enfrentar os desafios da carreira profissional” (Trevisan Editora, 2012), “Das quadras para a vida: lições do esporte nas relações pessoais e profissionais” (Trevisan Editora, 2018), “Viagem pela Economia” (Scriptum, 2019) e “Economia + Criatividade = Economia Criativa” (Scriptum, 2021).

Marcel Domingos Solimeo
Economista-chefe e superintendente do Instituto de Economia “Gastão Vidigal” da Associação Comercial de São Paulo, onde atua desde 1963, e Diretor-presidente do Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S/A. Tendo assistido a três Constituições, oito planos econômicos, oito moedas, 14 Presidentes da República, mais de 30 Ministros da Fazenda, milagre econômico, hiperinflação, confisco da poupança, moratória da dívida externa, pandemia, turbulência, guerras e crises internacionais, recessões e retomadas diversas, foi importante referência pública e empresarial em análises da conjuntura e perspectivas da economia nacional e internacional.
Graduado em Economia pela FEA/USP e pós-graduação em Economia Pública pela mesma faculdade, é autor dos livros "O Plano Real Pára ou Continua" e "O Plano Real Acabou?".

Marcelo Martinovich
Foi executivo da Bovespa, Trevisan & Associados, Banco Nacional e do Grupo Pilkington, Como empresário, Diretor da Martinovich & Associados Consultoria e Treinamento, educou milhares de alunos exercendo Coordenação e/ou Docência em cursos de Graduação, Pós e MBA nas instituições Faculdade Phorte; Unitau; USCS-SP; Unifae-SP; Faculdade Unimed-MG; PUC-SP, FMU-SP; ESAN-SP; Universidade do Varejo-CDL-CE; Unic-Universidade de Cuiabá-MT; Uirapuru-SP; Uningá-PR, além de cursos patrocinados por entidades como Fiesp; Ciesp;; Sindipeças; Sescoop; Abimaq; INP; Abup; Siamfesp; Sindiplast; Sindibor.
Co-Autor do Livro “Consultoria Empresarial”, é economista pela Uniesp, Matemático pela UniJales e Pedagogo pela Faep, com Pós-Graduações em Administração pelo Mackenzie e em Docência do Ensino Superior pela Facab, tendo sido Conselheiro do COFECON e Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.

Marco Antonio Sandoval Vasconcellos
Bacharel, mestre e doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É Professor Sênior do Departamento de Economia da FEA/USP e dos cursos de especialização, MBA e pós-graduação lato sensu da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Foi também Professor da FAAP e FMU, e Conselheiro do Conselho Federal de Economia e Presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo.
Além disso, é coordenador de cursos e projetos na FIPE, ex-membro da Comissão de Avaliação de Ensino de Economia (Avaliação das Faculdades e Provão) do Ministério da Educação. É autor, co-autor e organizador de 12 livros de Economia amplamente utilizados no ensino superior.

Nancy Goretti Gorgulho Chaves Braga
Economista pela PUC Campinas, com Mestrado em Economia pela PUC São Paulo e PhD em Business Administration pela Florida Christian University (USA), é professora de Economia nos cursos de graduação, pós e MBA na METROCAMP, FIPEP, ESAMC/ESPM e IBMEC em Campinas.
Foi a primeira mulher a Presidir o CORECON-SP, entidade em que foi Conselheira por várias gestões e é atualmente a Coordenadora da Comissão da Mulher Economista. Também é Conselheira do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados (CNTU) e ativa palestrante, autora de livros, apostilas e artigos na área de Economia. Recebeu várias homenagens por sua atuação e por sua dedicação à educação e à economia, tais como a reconhecimento de sua atuação como membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do curso de Engenharia do IBMEC, de Personalidade Profissional da Economia de 2022 pela CNTU e homenageada com o prêmio Carmem Portinho pela ABEA-RJ em 2023.

Odilson gomes Braz Júnior
Graduado em Economia pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), pós-graduação em Análise Econômica pela FIPE/USP e Mestrando em Desenvolvimento Regional (UNITAU).
Nos seus 22 anos de experiência no setor público, é o atual Secretário de Gestão Administrativa e Finanças de São José dos Campos – SP e também o atual Delegado Regional de São José dos Campos - SP do CORECON-SP. Entre outras atividades, empreendeu no setor gastronômico, foi consultor econômico-financeiro e perito econômico-financeiro.

Rodrigo da Silva Mariano
Experiência em análises econômicas de diversos setores de atividade econômica, atuando na elaboração e projeção de cenários econômicos, e ainda, na elaboração de análises setoriais, bem como em estruturação e gerenciamento de Departamento de Economia e Pesquisa, planejamento, elaboração e execução de Índices Econômicos, contribuindo com a geração de resultados sustentáveis e rentabilidade das organizações. É atualmente Head de Gestão e Governança Corporativa na APAS – Associação Paulista de Supermercados.
Economista com Mestrado pela PUC-SP e Graduação pelo Mackenzie, complementados por cursos de pós-graduação e extensão pelo Insper, University of California (Irvine), University of Michigan, Kaplan International College London, entre outros, possui mais de 10 anos de experiência como professor de economia, atuando nas disciplinas de Macroeconomia, Economia Monetária, Introdução à Economia, Seminários Avançados em Economia e Cenários Econômicos.

Vera Martins da Silva
Graduação, Mestrado e Doutorado em Economia pela FEA/IPE da Universidade de São Paulo, foi professora de Pesquisa Econômica e História do Pensamento Econômico nas universidades Mackenzie, São Judas e FACESP/FECAP. É autora dos livros “O Federalismo Fiscal e os critérios de distribuição dos recursos do FPM e ICMS para os municípios paulistas” e “O Mercado Brasileiro de Trigo”.
Especialista em Finanças Municipais por sua atuação durante 19 anos como economista da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM), instituição vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de SP. Tinha como objetivo estudar a administração pública municipal e prestar serviços de capacitação e consultoria técnica às Prefeituras do Estado. Atualmente é colaboradora do Boletim Informações Fipe, publicação mensal sobre temas da atualidade e estudos e pesquisas da Fipe sobre aspectos da economia brasileira.

Wilson Roberto Villas Boas Antunes
Ex Presidente do CORECON-SP e Conselheiro do COFECON, trabalhou como economista na TV Globo de São Paulo e na CESP – Companhia Energética de São Paulo por mais de 30 anos, encerrando a carreira na função de Assessor da Presidência. Foi também Secretário de Planejamento e Finanças, acumulado também por a função de Secretário de Administração, inclusa a área de licitação e de Recursos Humanos.
Exerceu funções de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara de Deputados, e foi membro da direção de diversas entidades associativas e de classe profissional, tais como: INSTITUTO ADECON, Associação dos Empregados da CESP, Conselho Deliberativo do Clube de Investimento dos Empregados da CESP – CESPINVEST, Conselho Estadual de Saneamento, Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH, Conselho Fiscal da Fundação Bragantina de Rádio e Televisão Educativa – TV Altior, e Conselho de Administração da ELETRONET S/A